Página inicial > Noticia em Destaque - Capacit > Progep divulga oportunidades de cursos na temática de Orçamento e Finanças

Progep divulga oportunidades de cursos na temática de Orçamento e Finanças

Trabalha com controle orçamentário e finanças ou tem interesse no assunto? Então esse levantamento de cursos destas áreas vai te interessar. A Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal, por meio da Diretoria de Capacitação e Desenvolvimento (Capacit) e da Coordenadoria de Capacitação Profissional (CCP), fez um monitoramento de cursos voltados para a temática de Orçamento e Finanças para os servidores que tenham interesse em se capacitar nesta área Agora é só escolher e aproveitar.

Todos são gratuitos e possuem certificação ao final do curso. Para se inscrever, é necessário que o interessado acesse a página da entidade promotora e siga as orientações para a realização da inscrição. Desta vez, dez cursos de três diferentes fontes foram selecionados.

Escola Virtual de Governo – Um dos cursos oferecidos pela escola é o de Equilíbrio Fiscal, com carga horária de 40h. O curso tem o objetivo de apresentar noções de economia e finanças públicas para que o cidadão compreenda a importância da sustentabilidade das contas públicas para a sua vida. Para isso, aborda o funcionamento financeiro do estado e questões como receita, gasto, dívida, financiamento do setor público, entre outros; além das consequências das decisões públicas para todos os cidadãos.

A EVG também oferta o curso Principais aspectos das mudanças da contabilidade aplicada ao setor público. A proposta do curso, com carga horária de 30h, é destacar as mudanças e os pontos pertinentes da CASP, para atualizar e aprimorar os conhecimentos do aluno, aperfeiçoando sua atuação profissional.

Outras opções são SIAFI básico, com 35h de carga horária, que visa apresentar apresentar uma visão geral sobre o Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal para que o participante domine os principais conceitos, estrutura e algumas funcionalidades básicas do sistema; Tesouro Direto, com carga horária de 20h, que pretende apresentar as características e vantagens de se investir no Programa, com o objetivo de aproximar o cidadão do investimento e da poupança, estimulando esse comportamento; Gestão Orçamentária e Financeira, criado com o intuito de mostrar a importância do processo de planejamento nos órgãos e entidades estatais para que os recursos públicos sejam aplicados de forma eficiente, eficaz e efetiva, possui 20h de carga horária.

Já o curso Básico em Orçamento Público, com carga horária de 30h, apresenta as principais informações sobre orçamento, conceitos básicos de receita e despesa pública, funções do orçamento, princípios orçamentários e sua aplicabilidade para a boa gestão pública. Outra opção é o curso Me Poupe! Invista com Nathalia Arcuri, fundadora da primeira plataforma de entretenimento financeiro do Brasil. Aprenda com ela a economizar e a investir o seu dinheiro de um jeito simples, com vídeos divertidos, possui 20h de carga horária. Ambos promovidos pela Escola Virtual do Governo.

Fundação Getúlio Vargas – A instituição está ofertando o curso Como organizar o orçamento familiar. O curso possui 12h de carga horária e tem como objetivo proporcionar ao aluno o conhecimento necessário para o planejamento da sua vida financeira e organização do seu orçamento.

A FGV disponibiliza ainda os cursos Como fazer investimento, que apresenta e discute conceitos e métodos que irão ajudá-lo a aplicar seu dinheiro com inteligência e consciência dos riscos, e Como planejar a aposentadoria, que orienta para que se organize de maneira consciente e possa alcançar seus objetivos pessoais e/ou familiares nesse período da vida.

Texto: Juliane Nascimento – Assessoria de Comunicação do Capacit
Arte: Assessoria Progep