Página inicial > Noticia em Destaque - Capacit > Inscrições abertas para curso de Avaliação Institucional

Inscrições abertas para curso de Avaliação Institucional

A Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (PROGEP), por meio da Coordenadoria de Capacitação e Desenvolvimento (CAPACIT), está com inscrições abertas para o curso “Avaliação Institucional com foco nos cursos de graduação”. A capacitação com carga horária de 20h, tem como objetivo capacitar o servidor para compartilhar informações sobre processos avaliativos desenvolvidos na educação superior, e será realizado nos dias 22 a 26 de abril, das 13h às 17h, no Prédio do Capacit.

As atividades serão ministradas por dois facilitadores, Maria Lúcia Harada, diretora de Avaliação Institucional da PROPLAN, e Aluizio Marinho Filho, que também faz parte da diretoria da PROPLAN. Segundo o facilitador Aluizio Marinho, a avaliação institucional pode ser entendida como um processo que auxilia o trabalho da gestão Instituição, pois permite diagnosticar os problemas, as necessidades, os anseios e colher sugestões de todos os profissionais que ali atuam e de seus alunos. “A partir dos resultados da avaliação, a gestão pode tomar decisões quanto à definição de prioridades, estabelecimento de metas e ações por segmento na Instituição, com vistas ao aprimoramento institucional e da qualidade de seus cursos”, ressaltou Aluizio.

Público Alvo - A capacitação tem como público-alvo diretores, vice-diretores de unidades e subunidades acadêmicas, coordenadores de cursos de graduação, servidores lotados em secretarias acadêmicas, pedagogos e técnicos em assuntos educacionais.

Objetivos de Aprendizagem - Ao final do curso os servidores serão capazes de Inter-relacionar a Legislação Vigente com as etapas de um processo de avaliação de IES, para fins de recredenciamento; de avaliação de cursos (reconhecimento e/ou renovação de reconhecimento) e de avaliação de alunos (ENADE); Promover a adequação às normas e procedimentos, tendo como base a legislação atual, incluída a Portaria 40/2007 consolidada; Discutir os índices utilizados atualmente pelo MEC: IGC, CPC; Explicar os procedimentos do ENADE e suas implicações; Discutir os instrumentos de avaliação que serão utilizados para avaliação de curso; Utilizar os critérios de avaliação de Cursos do MEC como ferramenta para reorganização das rotinas administrativas e acadêmicas e como preparação para o recebimento de comissões de avaliação do INEP (avaliação in loco).

Inscrições - Os interessados em participar do curso devem realizar sua inscrição pelo SIGRH até o dia 12 de abril. Basta fazer o login na plataforma, clicar no ícone "Capacitação", escolher a opção "inscrições" e realizar a inscrição no evento. Estão disponíveis apenas 30 vagas, caso o número de inscritos ultrapasse esse montante, serão considerados para a seleção os critérios estabelecidos no Plano de Ações de Capacitação.

Curso Noções Básicas de Estatística Aplicada ao Serviço Público
Período das Inscrições: até 12 de abril
Data: 22 a 26 de abril
Local: Prédio do Capacit

Texto: Ingrid Souza - Assessoria de Comunicação CAPACIT.
Arte: Ascom Progep