Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Manual do Servidor > Manual do Servidor - > Manual do Servidor – Contratação de Professor Substituto – PSS já realizado.
Início do conteúdo da página

Manual do Servidor – Contratação de Professor Substituto – PSS já realizado.

DEFINIÇÃO

A contratação de Professor Substituto – é a modalidade de contratação temporária, por tempo determinado, visando atender a necessidade de excepcional interesse público, dos órgãos da Administração Federal direta, das autarquias e das fundações públicas, nas condições e prazos previstos na Lei nº 8.745, de 9 de dezembro de 1993.

REQUISITOS BÁSICOS

Poderão requerer: as Unidades Acadêmicas que necessitem contratar professor substituto para substitutir Professorer Efetivo nas seguintes situações:

  • licenças e afastamento previstos nos Artigos: 84 (licença por motivo de afastamento do cônjuge), 85 (licença para o serviço militar),91(licença para tratar de interesses particulares),92( licença para o desempenho de mandato classista), 95 (afastamento para estudo ou missão no exterior),96( afastamento para servir em organismo internacional de que o Brasil participe ou coopere), 96-A (afastamento para participação em programa de pós-graduação Stricto Sensu no país) e 207-(licença à gestante);
  • afastamento de que trata o Artigo 93 (afastamento para servir a outro órgão ou entidade) da Lei no 8.112, de 1990, a partir da publicação de portaria de cessão, pela autoridade competente;
  • afastamento de que trata o Artigo 94 (afastamento para exercício de mandato eletivo) da Lei no 8.112, de 1990, a partir do início do mandato eletivo;
  • licença para tratamento de saúde de que trata o Artigo 202 da Lei no 8.112, de 1990, quando superior a sessenta dias, a partir do ato de concessão.
  • nomeação para ocupar cargo de direção de Reitor, Vice-Reitor, Pró-Reitor e Diretor de Campus – (casos em que a PROGEP encaminhado ao MEC para autorização).

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

A contratação é solicitada posteriorrmente a realização de um Processo Seletivo Simplificado, com publicação de Edital, realização de provas e julgamento de títulos, podendo ser apenas prova didática e escrita, se necessário, poderá ser realizado julgamento de títulos, conforme Resolução do CONSEPE, 5.087/2018, alterada pela Resolução nº 5.330/2020.

PROCEDIMENTO E DOCUMENTAÇÃO

Documento Assinante no Sistema
Oficio de contratação de Professor Substituto, com a devida justificativa;
Plano de Trabalho Individual (PIT) do Substituto para o semestre letivo;
Edital de abertura do PSS e;
Edital de homologação do resultado publicado no Diário Oficial da União;
Caso exista, Edital de prorrogação do prazo de validade do PSS.

FLUXO PROCESSO:

Etapa Unidade Procedimento
1 Processo Eletrônico Abrir processo via SIPAC (login>mesa virtual>abrir processo)
2 Unidade Acadêmica Encaminhar documentos: Oficio solicitando a contratação de Professor Substituto já aprovado em Pss; Portaria de afastamento do Professor efetivo; Ata de Aprovação da contratação do Professor Substituto, Plano de Trabalho do Professor a ser contratado;
3 PROPLAN Análisa o pedido e autoriza com despacho a CSA;
4 CSA Convoca o Substituto e realiza a contratação.

FUNDAMENTO LEGAL

Lei nº 8.745/93, Decreto n. nº 9.739/2019, DECRETO Nº 7.485, DE 18 DE MAIO DE 2011, Resolução n. 5.087/2018 – CONSEPE Resolução n., 5.030/2020 CONSEPE. Resolução das Unidades prponentes do PSS.

RESPONSÁVEL

Coordenadoria de Seleção e Admissão – CSA
Localização: Prédio da Reitoria 1º andar sala 17
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

registrado em:
Fim do conteúdo da página