Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Noticia em Destaque - Capacit > Levantamento de Interesse em Qualificação auxilia na fomentação de ações de educação formal para servidores da UFPA
Início do conteúdo da página

Levantamento de Interesse em Qualificação auxilia na fomentação de ações de educação formal para servidores da UFPA

No intuito de fomentar o desenvolvimento profissional dos servidores, a Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal, por meio da Diretoria de Capacitação e Desenvolvimento (Capacit), irá promover, de 6 a 10 de setembro, o 2° levantamento de interesse em qualificação. O levantamento ocorrerá por meio de um formulário on-line para diagnosticar as necessidades de educação formal dos servidores.

Segundo o coordenador de Desenvolvimento Profissional, Eduardo Oliveira, na Universidade, a educação formal é fomentada de duas formas pela Progep: por meio de parcerias com unidades da própria UFPA e com outras instituições de ensino (através de Minter ou Dinter) ou pela concessão de auxílios financeiros para o desenvolvimento do servidor, assegurados pelo Programa de Auxílio à Qualificação (Proquali). Saber as áreas de interesse dos servidores é importante para o melhor desenvolvimento dessas ações.

“Esse levantamento colabora principalmente com a primeira das formas apresentadas, já que é uma maneira de sondarmos as áreas e cursos de maior interesse entre os servidores, o que aumenta as chances de êxito no preenchimento das vagas e formação de turmas de pós-graduação exclusivas para eles”, afirma Eduardo Oliveira.

Com os resultados coletados pelo formulário, o Capacit poderá realizar negociações de vagas ou turmas em cursos de pós-graduação (mestrado/doutorado), bem como ofertar ações de capacitação que cooperem com o aumento das chances dos servidores de obter aprovação nos processos seletivos de qualificação, o que já vem sendo feito com o auxílio dos dados fornecidos pelo 1º levantamento.

Como participar - Para que se possa ter um levantamento abrangente, é importante que os servidores (técnico-administrativos e docentes) que tenham interesse em seguir com seus estudos participem. O preenchimento do instrumento é simples e rápido, e pode ser feito agora mesmo aqui.

Resultados do 1º levantamento - No primeiro levantamento de interesse, com base nas 486 respostas válidas, foi verificado que 56% tinham interesse em mestrado e 30% em doutorado. No que tange à área de estudo, 41% dos servidores consultados se disseram inclinados às Ciências Sociais Aplicadas, enquanto 29% apontaram Ciências Humanas, Jurídicas e Econômicas.

Fundamentado nos dados, o Capacit viabilizou ou apoiou a negociação de vagas exclusivas para servidores em diversos programas de mestrado e doutorado, que foram: 30 vagas no Mestrado em Economia Aplicada – PPGEA/ICSA (sendo 10 vagas em 2019 e 20 vagas em 2020 – 10 para Belém e 10 vagas para o interior, tendo como sede Capanema); 8 vagas no Mestrado em Administração – PPGAD em 2020; 3 vagas no Mestrado em Direito – PPGDDA/ICJ em 2021; 12 vagas no Doutorado de Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia – PPGEDAM/NUMA e 15 vagas no Dinter em Controladoria e Contabilidade de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo – PPGCC-FEA-RP/USP.

Serviço: Levantamento de Interesse em Qualificação
Período: 6 a 10 de setembro
Público-alvo: Servidores técnico-administrativos e docentes.
Questionário disponível aqui.

Fim do conteúdo da página