Página inicial > Noticias em Destaque > UFPA promove campanha de uso consciente da água

UFPA promove campanha de uso consciente da água

A Universidade Federal do Pará está promovendo campanha em prol da conscientização para a redução do consumo exagerado de água em seus campi. Como a água é um recurso natural essencial e fonte de vida, é importante que a comunidade acadêmica tenha a consciência da utilização racional do líquido, pois a água doce do planeta pode se esgotar, uma vez que se trata de um recurso limitado.

Hoje, a Federal do Pará tem um consumo de água considerado alto. Dados de 2019 demonstram que a Cidade Universitária Professor José da Silveira Netto consumiu, em média, 347 milhões de litros de água por mês, o que daria para abastecer um município com população de aproximadamente 75 mil pessoas. Por este motivo, a campanha, que está sendo realizada pela realizada pela Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável da UFPA (PLS), busca conscientizar a população da UFPA sobre a importância de se cuidar da água diariamente.

"Essa campanha visa conscientizar os usuários da UFPA sobre a importância da economia da água no quesito sustentabilidade. A conscientização permite a educação e a mudança de hábitos e práticas, as quais são essenciais para a redução no consumo de água", afirma Roberta Tillmann, presidente da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável.

Os organizadores esperam que a campanha ajude na conscientização da comunidade da UFPA sobre a importância do consumo consciente e promova o início de novas práticas e novos hábitos para o uso racional da água.

"O uso deve ser ainda mais racionalizado, principalmente pela atual situação que passa grande parte do país, com a falta de água. O que pedimos é uma atenção especial de todos os membros da comunidade acadêmica. Neste momento, esperamos unir forças para combater o desperdício e o consumo inadequado deste bem tão precioso", ressalta Roberta Tillmann.

Dicas para economizar - Na busca da conscientização para a redução do consumo exagerado de água, a Comissão Gestora do PLS dá dicas essenciais, como manter a torneira fechada ao ensaboar as mãos ou escovar os dentes; não acionar a descarga do vaso sanitário sem necessidade, fechar o registro do bebedouro após o seu uso e verificar se a torneira foi fechada adequadamente.

PLS UFPA - O Plano de Logística Sustentável da UFPA é um compromisso institucional com práticas de racionalização dos gastos públicos que promovem maior transparência e efetividade no uso dos recursos disponíveis, ao tempo em que desenvolve ações de promoção da consciência ambiental da comunidade acadêmica.

O PLS tem sido o norte para muitas ações educativas dentro da Universidade. As campanhas promovidas pela Comissão Gestora do Plano permitem que a Instituição inicie e pratique ações cada vez mais sustentáveis. Para o ano de 2020, o PLS iniciará ações que promovam a prática de redução de consumo de água.

Texto: Adams Mercês - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Mkt Ascom