Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Noticias em Destaque > Programa de Educação para Aposentadoria destaca ações empreendedoras
Início do conteúdo da página

Programa de Educação para Aposentadoria destaca ações empreendedoras

A realização de ações empreendedoras foi o foco do segundo módulo do Programa de Educação para Aposentadoria (PEA), que teve como facilitador o professor José Augusto Lacerda Fernandes, da Coordenadoria de Empreendedorismo da Universitec. Finalizado no dia 26 de abril, o módulo abordou assuntos como Características de Comportamento Empreendedor (CCEs), Modelo de Negócios e demais ferramentas úteis para a criação da própria empresa, independentemente do porte ou segmento.

O PEA é organizado pela Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep). Nesse módulo, o programa contou com 30 participantes, que puderam refletir ao longo de seis dias sobre Empreendedorismo.

De acordo com o facilitador do módulo, levar esta temática aos participantes do PEA foi de extrema importância para que eles pudessem ter conhecimento do potencial de empreender que cada um poder ter. "Primeiramente, (foi importante) para desmitificar essa noção de que empreendedorismo é algo para seres predestinados ou de idade menos avançada. Segundo, para ajudá-los a converter os conhecimentos e habilidades adquiridas durante a trajetória profissional em soluções inovadoras para a sociedade, afinal, são cidadãos de notório comportamento empreendedor, com alto potencial criativo e acostumados com a solução de problemas complexos", explica Lacerda.

Além de atividades individuais e coletivas sobre diversos assuntos relacionados à ação empreendedora, a programação ainda contou com uma palestra de consultores do Sebrae, que explicaram detalhadamente as modalidades de Microempresa (ME) e de Microempreendedorismo Individual (MEI). Houve também uma roda de conversa com servidores que já se aposentaram e criaram seus próprios negócios e com uma profissional da área de coaching. Durante o encerramento, os participantes visitaram a fábrica da Natura, localizada em Benevides.

Para Glória Maria Martins, participante do evento, o módulo foi bastante produtivo e deixou grandes ensinamentos. “A discussão sobre o tema nos deu a oportunidade de conhecer ferramentas de empreendedorismo, as quais podemos utilizar em nossa vida funcional, como servidores, bem como ideias para executar depois da aposentadoria, abrindo uma gama de possibilidades e projetos para transformar sonhos em realidade ”, conta a servidora.

Terceiro módulo - As inscrições para o terceiro módulo do programa já estão abertas e podem ser feitas pelo Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH) ou presencialmente, na Coordenadoria de Qualidade de Vida e Responsabilidade Social, localizada no primeiro andar do prédio da Reitoria. As reuniões vão ocorrer nos dias 21, 23, 28, e 30 de maio, e 4 de junho, no auditório do Capacit. Para este módulo serão disponibilizadas 30 vagas.

O tema a ser abordado será “Aposentar-se de forma bem sucedida: fatores biológicos, psicológicos e sociais e estabelecendo metas e projetos de vida”. O módulo contará com a participação da psicóloga professora Hilma Khoury, do fisioterapeuta professor Rodolfo Gomes e da nutricionista Marcela Rassi.


Texto: Assessoria Progep
Fotos: Divulgação

Fim do conteúdo da página