Página inicial > Noticias em Destaque > Progep realiza evento de lançamento do Plano Anual de Capacitação

Progep realiza evento de lançamento do Plano Anual de Capacitação

A Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep), por meio da Coordenadoria de Capacitação e Desenvolvimento (Capacit), lançou, no dia 27 de fevereiro, o Plano Anual de Capacitação 2019 (PAC) da Universidade Federal do Pará. A solenidade teve início às 14h, no auditório do Capacit, e contou com a presença do Reitor da universidade, Emmanuel Tourinho, de dirigentes das unidades administrativas e acadêmicas da UFPA, bem como de seus representantes da área de Gestão de Pessoas.

Para dar início à cerimônia, foi realizada uma mesa de abertura com o Reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho; o Pró-reitor de Desenvolvimento e Gestão Pessoal, Raimundo da Costa Almeida; a Diretora de Desempenho e Desenvolvimento, Cristina Yoshino; e o Coordenador de Capacitação e Desenvolvimento (Capacit), Ícaro Pastana.

Também estavam presentes na solenidade os pró-reitores de Ensino e Graduação, Edmar Tavares Costa; de Pesquisa e Pós-graduação, Maria Iracilda Sampaio; de Relações Internacionais, Marília de Nazaré Ferreira; e de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Raquel Trindade Borges, bem como de representantes da área de gestão de pessoas da UFRA, do IFPA e da SUDAM.

Como novidade para o PAC/2019 são disponibilizados cursos com opção de aulas a distância — dessa forma a capacitação é mais acessível para servidores de outros campi da UFPA, distribuídos pelo estado. O pró-reitor de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal, Raimundo da Costa Almeida, destacou a importância de capacitar os servidores de forma homogênea, independentemente de sua área de atuação ou campus, pois a UFPA é continental e atua em diversos núcleos.

Emmanuel Tourinho parabenizou a Progep pela iniciativa de investir naquilo que é o maior patrimônio da UFPA: as pessoas que nela trabalham e dão suporte ao seu desenvolvimento. Para ele, é necessário que a universidade procure sempre aperfeiçoar os seus processos de gestão, tendo em vista as crescentes demandas externas e internas, e os serviços que presta à sociedade.

"Para a universidade, os servidores têm valor central e o PAC é uma forma de investirmos continuamente em sua qualificação. Isto gera resultados, tanto do ponto de vista institucional como pessoal. Nós ganhamos servidores cada vez mais qualificados e cada um ganha experiências e conhecimentos novos", ressaltou o reitor da UFPA.

Apresentação – O Plano Anual de Capacitação para 2019 foi apresentado por Ícaro Duarte Pastana, Coordenador do Capacit; Waldemar Henrique Viana Álvares, Coordenador de Acompanhamento de Desempenho e Carreira; Thiago Dias Costa, professor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas e Coordenador do Laboratório de Gestão do Comportamento Organizacional (GestCom); Dnair Leal da Hora, Diretora de Apoio a Docentes e Discentes, representando a pró-reitora de Ensino de Graduação (Proeg).

Após a cerimônia foi realizada uma apresentação cultural do grupo musical Cello Ensemble, do Instituto de Ciências da Arte.

PAC – É o instrumento de planejamento das ações de capacitação na universidade, pelo qual a Instituição implementa a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal (PNDP), instituída pelo Decreto 5.707/2006. O plano prevê eventos de capacitação programados para o exercício de 2019, com foco no aperfeiçoamento profissional dos servidores da UFPA, na melhoria da eficiência e da qualidade dos serviços públicos, bem como na adequação das competências do servidor aos objetivos estratégicos da Instituição.

"A capacitação visa rever deficiência, eficácia e qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão. Tudo o que é ministrado em sala de aula, durante períodos de um dia ou uma semana, tem intuito de ser aplicado e vivenciado fora dela. Os conteúdos são direcionados a um determinado sistema, departamento e ambiente de trabalho. O plano anual serve para estabelecer interesses e manter o desenvolvimento contínuo dos servidores", explicou Ícaro Pastana, Coordenador de Capacitação e Desenvolvimento (Capacit).

Texto: Elizandra Ferreira – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Nayana Batista