Página inicial > Noticias em Destaque > Progep promove palestra sobre inclusão na UFPA

Progep promove palestra sobre inclusão na UFPA

A Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep), por meio da Coordenadoria de Capacitação e Desenvolvimento (Capacit), promoverá a palestra “A Inclusão da Pessoa com Deficiência na UFPA”, no dia 05 de outubro, às 8h30, no Auditório do Capacit, localizado no Campus Básico da UFPA. O evento objetiva prestar informações aos servidores acerca da questão da inclusão de pessoas com deficiência (PCDs) na Instituição.

As vagas são destinadas a servidores técnicos-administrativos e docentes da Instituição, que trabalhem ou durante suas atividades laborais necessitem atender PCDs. As inscrições para participar devem ser feitas pelo Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH) até o dia 04 de outubro.

A palestra será ministrada pela docente do Curso de Graduação em Pedagogia da UFPA e atual membro do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência(Pará), professora doutora Zenilda Botti Fernandes; e também pela Coordenadora do Núcleo de Inclusão Social da UFPA, Rosilene Rodrigues Prado. Durante o evento, os participantes terão a oportunidade de conhecer as prescrições da legislação em relação ao tema, além de receber orientações sobre o atendimento adequado às pessoas com deficiência.

A Coordenadora do Curso, Rosana Chagas, afirma que essa é uma capacitação que oportuniza aos servidores tanto assimilarem os procedimentos corretos para o tratamento e apropriada inclusão das pessoas com deficiências nos espaços da Universidade, quanto a atuarem como multiplicadores dessas informações entre seus colegas.

Prioridades - A acessibilidade e a inclusão são prioridades estabelecidas pela UFPA em seu PDI e por isso precisam ser tomadas como compromisso pelas suas unidades administrativas e acadêmicas. A iniciativa de criar um espaço de discussão do tema vem ao encontro disso, na medida em que possibilita aos servidores maior consciência e sensibilização para sua contribuição nesse processo. "A palestra visa sensibilizar a comunidade acadêmica para a importância do tema e do papel de cada um dentro do contexto, contribuindo para o fortalecimento da política institucional de inclusão social, hoje desenvolvida na Universidade, declara Cleide Raiol, Diretora de Desempenho e Desenvolvimento."

Palestra "A Inclusão da Pessoa com Deficiência na UFPA"
Data: 05 de Outubro
Horário: 8h30 às 12h30
Local: Prédio da Coordenadoria de Capacitação e Desenvolvimento (Capacit), Campus Básico, UFPA – Guamá
Inscrições: até 04 de outubro pelo SIGRH.