Página inicial > Noticias em Destaque > Progep promove ações em celebração ao Dia do Servidor Público

Progep promove ações em celebração ao Dia do Servidor Público

Os servidores Universidade Federal do Pará desfrutaram de uma programação especial, nos 30 e 31 de outubro, para celebrar o Dia do Servidor Público. A realização teve como objetivo promover ações para integrar os servidores e auxiliar no cuidado com a saúde, com foco na valorização dos servidores que ajudam a construir a Universidade no seu dia a dia.

O evento começou na manhã do dia 30 com um café da manhã e sorteio de brindes para os presentes, tudo isso regado a muita música com a participação de discentes do curso Licenciatura em Música da UFPA, que fazem parte do projeto Música no Trabalho, ação sob responsabilidade da Coordenadoria do Qualidade de Vida e Bem-estar no Trabalho da Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida.

Na ocasião estiveram presentes o Reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho; o Pró-reitor de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal, Raimundo Almeida; e a Diretora de Saúde e Qualidade de Vida, Barbará Troeira.

"O que entregamos à sociedade vai muito além do ensino. Promovemos a extensão e a pesquisa, cooperamos com empresas, com a comunidade, formamos cidadãos, realizamos ações de cultura e lazer, atendimentos clínicos, dentre outras ações, e todo esse trabalho se deve à atuação dos nossos servidores. Em uma época de restrições às Universidades, penso que os servidores devem ter altivez e orgulho do trabalho que realizam e da responsabilidade com que cumprem a missão da UFPA. Em nome da Universidade, o meu muito obrigado!", declarou o reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho.

O Pró-reitor de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal, Raimundo Almeida, aproveitou o momento para parabenizar os servidores presentes. “ As ações que a Progep vem desenvolvendo têm o objetivo de valorizar aqueles que trabalham diariamente para servir e atender da melhor forma possível os cidadãos. Esse evento é uma pequena demonstração disso, somos privilegiados de desenvolver nosso trabalho nessa Instituição, e nessa fala eu me incluo. Que possamos aproveitar as oportunidades que a UFPA nos proporciona para nos desenvolver como profissionais”, ressaltou o pró-reitor Raimundo Almeida.

Um momento para cuidar da saúde - A programação continuou pela parte da tarde, no auditório do Capacit, com o workshop "A saúde emocional dos servidores que estão cursando pós-graduação: estratégias de autocuidado", ministrado pela Professora do Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento (NTPC - UFPA), Rachel Coêlho Ripardo Teixeira.

No dia 31, a partir das 9h, os servidores tiveram acesso a serviços de saúde como aferição de pressão arterial e glicemia capilar no hall da reitoria, uma parceria da Progep com o Núcleo de excelência em cuidados Farmacêuticos.

Para o servidor Alexandre de Moraes, fotógrafo da Ascom/UFPA, que aproveitou os serviços disponibilizados pelo Núcleo de excelência em cuidados Farmacêuticos, a ação é válida principalmente porque muitos servidores não conseguem incluir os cuidados com a saúde da rotina diária. "Na correria do dia-a-dia não sobra tempo para muita coisa, então essa oportunidade é muito bem vinda, estava de passagem pelo hall da reitoria e aproveitei para medir a pressão. Como eu tenho histórico na família de pressão alta, o monitoramento é obrigatório", lembrou Alexandre.

Texto: Assessoria Progep