Página inicial > Noticias em Destaque > Progep oferta Oficina de Avaliação Institucional

Progep oferta Oficina de Avaliação Institucional

O que é a Avaliação Institucional e para que serve? Como é feita a avaliação dos Cursos da UFPA? Para esclarecer essas e outras dúvidas, a Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep), por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento e Capacitação (Capacit), irá realizar de 19 a 21 de outubro, das 8h às 18h, no Capacit, a Oficina “Avaliação Institucional: noções fundamentais”. As inscrições estão abertas até o dia 11.

A oficina tem o intuito de proporcionar aos servidores da UFPA a adequada compreensão dos indicadores de qualidade, instrumentos e quesitos utilizados pelo MEC para a avaliação da Universidade e dos seus cursos, e será ministrada, conjuntamente, pela técnica-administrativa Alexandra Ferreira, mestre em Planejamento do Desenvolvimento pelo NAEA/UFPA, e pelo docente Adriano Sales dos Santos Silva, mestre em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará e membro efetivo da Comissão Própria de Avaliação da UFPA.

Público-alvo - A capacitação é destinada a diretores, vice-diretores de unidades acadêmicas, coordenadores de cursos de graduação, servidores lotados em secretarias acadêmicas, pedagogos e técnicos em assuntos educacionais. As inscrições devem ser realizadas pelo SIGRH até o dia 11 de outubro, conforme instruções que seguem em tutorial.

A avaliação institucional é uma exigência permanente do MEC, normatizada por meio do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior- SINAES Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, que visa promover a melhoria da qualidade da educação superior, a expansão adequada da oferta de cursos, o aumento permanente da eficácia institucional e a efetividade acadêmica e social das instituições de educação superior.

Para Adriano Sales, "é obrigação formal da Instituição promover ações de fomento a cultura de avaliação interna e externa. Assim, a capacitação dos servidores, certamente se constitui como principal estratégia na busca da qualidade nos processos avaliativos."

Aspectos avaliados - Os aspectos avaliados pelo SINAES giram em torno de três eixos: ensino, pesquisa e extensão. Assim, são tomados como objeto para a mensuração da eficácia e eficiência de uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) a responsabilidade social da Universidade, o desempenho dos alunos, a gestão da instituição, a qualificação do corpo docente, as instalações e vários outros aspectos que precisam ser conhecidos e amplamente discutidos por servidores técnicos e docentes, bem como pelos alunos. “Nessa oficina o foco será nos dirigentes e gestores dos processos acadêmicos e administrativos, pois serão tais servidores que participarão diretamente dos momentos de avaliação previstos pelo SINAES, e que, além disso, um vez capacitados poderão atuar como orientadores de outros servidores e de discentes no âmbito de sua atuação”, declarou Adriano.

"O ato de avaliar é indissociável e interdependente aos processos de planejamento e gestão. Acredito que todos que assumem a responsabilidade de se constituir como servidores públicos, o fazem pelo desejo de atender as demandas da sociedade por meio do cumprimento dos objetivos institucionais. Portanto, dialogar sobre os momentos avaliativos contribui, decisivamente, para mudar para melhor o desempenho de nossa Instituição, assim toda sociedade é beneficiada. E a oficina é justamente um espaço destinado para isso", explica Adriano.

Serviços:
Oficina Avaliação Institucional
Período de Inscrição: 21/09 a 11/10/2016.
Período de Realização: 19 a 21/10/2016, de 08h às 18h
Local: Prédio do Capacit.
Mais informações: e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou (91)3201-8092/8093.

Texto e arte: Divulgação / Progep