Página inicial > Noticias em Destaque > Progep está com inscrições abertas para as Trilhas de Aprendizagem “Gestão de Processos Organizacionais”

A Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep), por meio da Diretoria de Capacitação e Desenvolvimento (Capacit), está com inscrições abertas para a realização da Trilhas de Aprendizagem “Gestão de Processos Organizacionais”, iniciativa que marca a reformulação da metodologia de trilhas aplicada na UFPA e conta com a parceria do Laboratório de Gestão do Comportamento Organizacional (GestCom) e a expertise da Coordenadoria de Gestão de Processos da Diretoria de Gestão Estratégica (DiGest), pertencente à Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan).

O modelo de Trilhas de Aprendizagem tem o objetivo de proporcionar maior autonomia ao servidor, dando a opção de escolher quais objetos instrucionais são mais adequados para o seu estilo de aprendizagem e é um dos instrumentos previstos no art.2º do Decreto nº 9.991/2019, que trata da política nacional do desenvolvimento de pessoas.

Para o ano de 2019, os cursos na área de Gestão de Processos foram selecionados considerando-se que todos os servidores (técnicos e docentes) devem ter domínio sobre a temática. Desta forma, estão sendo ofertados os seguintes cursos: Introdução à Gestão de Processos Organizacionais e Mapeamento e Melhoria de Processos Organizacionais. Cada trilha de aprendizagem é composta pelos dois cursos, e o servidor irá optar por realizar a trilha na modalidade presencial ou a distância (EaD). Essa conveniência caracteriza o diferencial da metodologia.

A trilha que compõe os cursos presenciais ocorrerá no período de 23 de setembro a 04 de outubro, no prédio do Capacit, e contará com 25 vagas. Já a trilha de aprendizagem composta pelos cursos a distância terá 200 vagas disponíveis, no intuito de atender a uma maior quantidade de servidores, e ocorrerá no período de 23 de setembro a 24 de novembro por meio da Plataforma Moodle. Os dois cursos possuem a mesma carga-horária (20h cada um), somando um total de 40h para cada trilha de aprendizagem, além de contar com o mesmo conteúdo programático, independentemente da modalidade selecionada.

"A Trilha de Aprendizagem em Gestão de Processos Organizacionais será uma ferramenta importante para permitir o avanço da UFPA no mapeamento e melhoria de seus processos organizacionais. Os servidores capacitados obterão conhecimentos e técnicas para impulsionar a eficiência na realização das suas atividades e, por consequência, contribuir de forma ainda mais efetiva para o alcance dos objetivos estratégicos da Instituição", explica o servidor Thiago Gonçalves, coordenador de Gestão de Processos (DiGest/Proplan).

Neste sentido, Thiago Gonçalves acrescenta ue “poderão se inscrever para os cursos presenciais da Trilha de Aprendizagem servidores de todas as unidades da UFPA, tendo prioridade os que exercem atividades nas unidades que detêm objetivos estratégicos do PDI 2016-2025 da UFPA sob suas responsabilidades diretas, as quais são: Proeg, Propesp, Proex, Prointer, Proplan, Proad, Progep, Prefeitura, CTIC e Ascom."

Inscrições – Os interessados em participar dos cursos devem realizar sua inscrição pelo SIGRH. As inscrições para as trilhas nas modalidades cursos presenciais e cursos a distância serão realizadas até o dia 13 de setembro. Basta fazer o login no SIGRH, clicar no ícone "Capacitação", escolher a opção "Inscrições" e realizar a inscrição no evento desejado.

Texto: Ingrid Souza – Assessoria de Comunicação (Capacit)
Arte: Ascom Progep