Página inicial > Noticias em Destaque > Progep e ICSA disponibilizam vagas para servidores no curso de Mestrado em Economia Aplicada

Estão abertas as inscrições para a seleção do Mestrado Profissional em Economia Aplicada (PPGEA/ICSA). Das 40 (quarenta) vagas ofertadas, 20 (vinte) são direcionadas a servidores da UFPA. Deste quantitativo, 10 (dez) vagas são destinadas para composição de uma turma em Belém e outras 10 (dez) serão destinadas à composição de uma turma a ser executada em Capanema.

A reserva de vagas foi fruto da parceria entre a Pró-reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep) e o Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), que visa a expansão da oferta de mestrado e doutorado para servidores, iniciativa expressa no Plano de Desenvolvimento Institucional da UFPA (PDI), sob competência da Diretoria de Capacitação e Desenvolvimento (Capacit). De acordo com o Pró-reitor da Progep, Raimundo Almeida, a iniciativa é importante para o desenvolvimento dos servidores.

"A Progep vem mantendo negociações com outros órgãos para oferta de vagas de pós-graduação para servidores. Em 2019, o Capacit realizou um levantamento de interesse na qualificação no qual foi constatada a alta demanda por cursos na área de Ciências Sociais Aplicadas. Após essa constatação, no mesmo ano, foram disponibilizadas as vagas para a primeira turma do mestrado em parceria com o ICSA, que foi iniciada no mesmo ano. Para 2020, a inovação foi podermos estender a oportunidade aos servidores do interior, por meio da oferta em Capanema", relata o dirigente.

Inscrições - As inscrições podem ser feitas até o dia 07 de fevereiro de 2020, por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas- SIGAA. Os participantes devem anexar, via on-line, as cópias dos documentos exigidos, além do projeto de pesquisa, o formulário de inscrição devidamente preenchido, o Curriculum Vitae ( modelo Lattes/CNPq) e o comprovante de vínculo com a Universidade (este último apenas para a reserva de vagas a servidores). Para mais detalhes, confira o edital aqui.

Processo Seletivo - A seleção será feita em duas etapas. Na primeira fase, será feita a análise dos projetos de pesquisa e dos artigos dos candidatos, de caráter eliminatório. A segunda etapa compreende a apresentação dos projetos de pesquisa selecionados. A previsão de divulgação do resultado final da seleção é no dia 03 de abril.

Mestrado Profissional em Economia Aplicada - O mestrado visa formar profissionais atualizados com as demandas da Economia Global, bem como as particularidades regionais, e possui duas linhas de pesquisa: “Macroeconomia” e “Finanças Públicas e Planejamento e Gestão de Políticas de Desenvolvimento Regional”. As atividades serão concentradas no turno da noite, podendo sofrer alterações de acordo com a programação e a disponibilidade do programa.

A divulgação dos resultados de todas as etapas do processo seletivo será feita no endereço eletrônico do PPGE-UFPA, bem como no quadro de avisos da Secretaria do Curso de Mestrado. Dúvidas poderão ser dirimidas via Secretaria do curso, no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), 2° andar, Campus Universitário do Guamá, Setor Profissional, Rua Augusto Corrêa N° 1, UFPA, das 10h às 15h.

Seleção para curso de Mestrado Profissional em Economia Aplicada
Inscrições: até 07 de fevereiro de 2020
Mais informações no edital.

Texto: Juliane Nascimento – Assessoria Progep
Arte: Assessoria Progep