Página inicial > Noticias em Destaque > Ações da Progep ajudam a prevenir e cuidar da saúde emocional de servidores e familiares

O mês de setembro marca a campanha do Setembro Amarelo, que é voltada para a prevenção ao suicídio. A Pró-reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep), por meio da Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida, desenvolve diversas ações que visam o cuidado da saúde mental e a prevenção desse tipo de agravo, com servidores e familiares na Instituição.

A Coordenadoria de Apoio Psicossocial no Trabalho (CAPT) desenvolve ações preventivas, educativas e de apoio aos quadros de sofrimento emocional dos servidores e de seus familiares, resultantes de problemas sociais e/ou psicológicos no contexto interno e externo da Instituição. O objetivo deste trabalho é contribuir com a promoção da saúde do servidor, favorecendo a obtenção de mais qualidade de vida, valorização, bem-estar e satisfação.

Além do CAPT, a Progep, em parceria com o Hospital das Clínicas Gaspar Vianna, oportuniza atendimento médico e psicológico aos servidores que estejam passando por situações vivenciadas no trabalho, na família ou no seu convívio social, por meio do Programa de Assistência Psicossocial ao Servidor (PAPS). O encaminhamento para o programa é realizado pela CAPT, após a identificação da necessidade.

Os encaminhamentos para atendimentos na Coordenadoria de Apoio Psicossocial no Trabalho podem acontecer por iniciativa das chefias ou do próprio servidor. Para atendimentos aos familiares são aceitos os dependentes cadastrados na Progep. A coordenadoria está localizada na Unidade SIASS (no térreo do Espaço Recreativo Vadião), os contatos podem ser feitos pelo número (91) 3201-7208 ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Ações de prevenção e cuidado com a saúde mental também são desenvolvidas pela Coordenadoria de Qualidade de Vida e Bem-Estar no Trabalho (CQVT), por meio de atividades diversas voltadas para a saúde do servidor. As atividades proporcionam momentos de interação, socialização, descontração e bem-estar para os participantes. Estudos apontam que a atividade física regular é um importante aliado da saúde mental, pois, além de melhorar o condicionamento físico, a prática regular de atividade física também melhora a capacidade cognitiva e diminui os níveis de ansiedade e estresse de maneira geral.

As ações são abertas a servidores ativos, aposentados e familiares, e para se inscrever os interessados devem preencher o formulário de inscrição e termo de responsabilidade e entregá-los na sala da CQVT, localizada no 1º andar do prédio da Reitoria, no horário das 8h às 17h, ou enviar os documentos pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. No caso dos servidores, para participar das ações é necessário a liberação do chefe imediato. Para obter mais informações sobre as ações, horários, datas e locais das atividades, clique aqui.

Para a diretora de Saúde e Qualidade de Vida, Bárbara Troeira, "O bem-estar do servidor é nossa principal meta como agentes de gestão de pessoal. Nós temos a preocupação de zelar e valorizar nosso servidor e também estendemos esse cuidado aos familiares, pois sabemos que tudo isso afeta a qualidade de vida no trabalho, e neste mês de setembro, iniciamos a mobilização de prevenção ao suicídio. Então convidamos servidores e familiares a adotarem práticas de prevenção das doenças físicas e emocionais".

Além dessas ações, uma programação está sendo desenvolvida para atender aos diversos públicos da UFPA em alusão ao Setembro Amarelo. Do dia 23 a 27 de setembro o evento intitulado Ufpa na Valorização da Vida contará com ações abertas para todos os públicos, realizando atividades na Ufpa, na Escola de Aplicação e nos Hospitais Universitários. Em breve a programação completa será divulgada.

Para ficar sempre atualizado com os avisos e ações da Pró-reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal acesse o nosso site ou curta nossa fanpage.

Texto: Divulgação / Progep
Arte: Reprodução / Google