Página inicial > Noticias em Destaque > Progep alerta para a importância de prevenir os acidentes de trabalho

Progep alerta para a importância de prevenir os acidentes de trabalho

A importância de fazer a notificação de acidentes de trabalho foi um dos alertas da equipe de Segurança do Trabalho da Coordenadoria de Vigilância à Saúde do Servidor (CVSS). A prática contribui para a prevenção e o aperfeiçoamento das ações do setor na comunidade acadêmica da Universidade Federal do Pará. O assunto foi discutido durante a programação alusiva ao Abril Verde, uma mobilização nacional de prevenção de acidentes e de doenças do trabalho. Na Universidade Federal do Pará, o evento foi realizado nesta terça-feira, dia 30, no auditório do Centro de Capacitação (Capacit/UFPA), no Campus Guamá.

De acordo com o engenheiro de Segurança do Trabalho Hudson Melo dos Santos, o evento, além de chamar atenção para o Abril Verde, tem o objetivo de fortalecer a comunicação com os servidores, conscientizando-os da importância de registrarem os casos de acidentes no setor responsável na Instituição. "Para isso, basta acessar a página eletrônica da Progep e preencher o formulário, ou nos acionar sempre que necessário. Isso nos dará suporte para trabalharmos melhor as nossas ações de prevenção de acidentes, realizadas durante o ano inteiro", reforça.

Organizada pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep), por meio da Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV), a programação incluiu palestras sobre Introdução a Acidente do Trabalho e Biossegurança, ministradas, respectivamente, pela tecnóloga em Segurança do Trabalho Thays Noronha e pela bióloga Lívia Casseb, integrante da Comissão Interna de Biossegurança do Instituto Evandro Chagas.

A programação seguiu na parte da tarde, no Setor de Recreação e Atividades Estudantis (Vadião), quando servidores, alunos e funcionários terceirizados da UFPA receberam orientações e assistiram à simulação de combate a princípio de incêndio, promovida pelo Corpo de Bombeiro Militar do Pará.

A servidora Edina da Silva disse que sempre participa de treinamentos na área de prevenção, promovidos pelo setor de Vigilância da UFPA, no qual está lotada. Para ela, é preciso estar atualizada com o assunto, que requer bastante atenção e não se limita ao ambiente de trabalho. "Acho muito importante participarmos de eventos como esse, organizado pelo setor de Segurança do Trabalho. Além de nos atualizarmos, a programação também explorou a prevenção dentro de casa."

O servidor Rudivaldo Souza também gostou das palestras, mas reforçou a necessidade de maior participação da comunidade acadêmica. "Essa área que trabalha a prevenção requer o envolvimento de toda a hierarquia da Instituição para que o objetivo seja alcançado, que é justamente a melhoria do ambiente por meio da saúde do trabalhador", pontuou.

Texto: Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes