Página inicial > Noticias em Destaque > Oficina no Campus de Castanhal dá início ao 4° Ciclo de Mapeamento de Competências da UFPA

A Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep), por meio da Diretoria de Capacitação e Desenvolvimento (Capacit), iniciou em agosto uma nova etapa do 4° Ciclo de Mapeamento de Competências (MAPEC), com a abertura das oficinas nas unidades do interior. A primeira oficina foi realizada no Campus de Castanhal e no Instituto de Medicina Veterinária e contou com a presença de 34 servidores das duas Unidades.

O MAPEC objetiva identificar as competências esperadas e as já desenvolvidas dentro da Instituição, de modo a subsidiar diversos processos de gestão, em especial no planejamento de capacitações da UFPA. Desde o início deste ciclo (junho/2019), já foram mapeadas 222 subunidades, distribuídas em 24 unidades. As oficinas continuarão sendo realizadas em Belém e nos demais campi ao longo do 2° semestre, conforme o cronograma de visitas disponível aqui.

Após o término das oficinas do MAPEC, haverá a fase de avaliações via sistema (on-line). Os relatórios gerados serão disponibilizados às unidades e servirão de base para elaboração do plano anual de capacitação e aprimoramento dos processos de alocação de pessoal e avaliação de desempenho.

Oficinas de capacitação - Os gestores máximos de cada unidade deverão liberar pelo menos dois servidores de cada subunidade para participar das oficinas. Os designados deverão levar o organograma atualizado de sua unidade e um documento que identifique as atribuições de seu departamento (regimento interno, PDU, etc.). Essas informações subsidiarão o processo de identificação das lacunas de competências.

A coordenadora de Desenvolvimento Profissional, Gisele Marques, destaca a importância do processo de mapeamento para o aprimoramento da Gestão por Competências na Instituição. "As oficinas oportunizam discussões e reflexões em equipe sobre atribuições e procedimentos dos diversos setores, tendo as competências como base para melhoria das rotinas de trabalho, colaborando para o aprimoramento de processos estratégicos de gestão da universidade", declarou.

Inscrições – Ofícios foram encaminhados para todas as unidades com o período de realização das oficinas de mapeamento. Os servidores indicados deverão se inscrever pelo SIGRH. Mais informações (91) 3201-8658/8092 ou O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Mapeamento de Competências (4°Ciclo)
Cronogramas das Oficinas
Anexo - Organograma