Página inicial > Noticias em Destaque > Instituto de Geociências e Progep oferecem novo curso EaD para servidores

Instituto de Geociências e Progep oferecem novo curso EaD para servidores

Uma parceria do Instituto de Geociências com a Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal irá disponibilizar mais uma capacitação para os servidores da UFPA. Estão abertas as inscrições para o curso, em formato EaD, “Elaboração de Periódicos Científicos”, que será realizado no período de 26/10 a 6/11, das 14h às 17h30.

O curso contará com encontros ao vivo nos dias 26, 27 e 30/10 (primeira semana), além de 3, 4 e 6/11 (segunda semana). Os demais dias dentro do período do curso serão realizados de forma assíncrona, com leitura de materiais e atividades, totalizando 40h de carga horária. O objetivo da capacitação é melhorar a publicação dos periódicos de docentes e técnicos, com a finalidade de aprimorar o desempenho acadêmico e aumentar a pontuação nos programas de pós-graduação.

Para participar, é necessário que o servidor realize sua inscrição até o dia 14 de outubro pelo Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH) , seguindo o caminho Capacitação > Turmas > Consultar abertas, as vagas são limitadas. Os servidores selecionados para o curso deverão fazer o download do programa Mendeley .

Sobre o curso - O curso busca a capacitação dos servidores para que possam identificar elementos da linguagem e do estilo científico; reconhecer a estrutura de um artigo científico e as características centrais de suas partes; compreender o processo de revisão editorial; escrever e publicar artigos científicos de forma eficiente, com linguagem e estilo científico adequado, além de usar ferramentas computacionais para gerenciar referências e usar layouts/templates.

O facilitador será o professor Glauber Cirino, docente da Faculdade de Meteorologia no Instituto de Geociências da UFPA e pesquisador permanente no Programa de Pós-Graduação em Gestão de Riscos e Desastres Naturais na Amazônia (PPGGRD /UFPA), que ressalta os principais pontos da capacitação.

“A inovação e a relevância do tema, por vezes, não são o bastante para garantir a publicação de uma produção. Conhecer o estilo e as convenções da redação de um periódico científico revisado por pares é um passo chave na produção científica eficiente e de qualidade no âmbito institucional. Além disso, é preciso aplicar técnicas que proporcionem a melhor divulgação dos artigos e reconhecer o público-alvo e o melhor periódico para envio”.