Página inicial > Noticias em Destaque > Instituições oferecem cursos EAD com foco em Gestão de Pessoas

Instituições oferecem cursos EAD com foco em Gestão de Pessoas

Os cursos EAD têm sido uma alternativa para quem deseja se qualificar nesse período de isolamento social, por isso a Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal, por meio da Diretoria de Capacitação e Desenvolvimento (Capacit) e da Coordenadoria de Capacitação Profissional (CCP), fez um monitoramento de cursos voltados para a temática de Gestão de Pessoas para os servidores que tenham interesse em se capacitar nesta área.

Todos são gratuitos e possuem certificação ao final do curso. Para se inscrever, é necessário que o interessado acesse a página da entidade promotora e siga as orientações para a realização da inscrição. Desta vez, dez cursos de três diferentes fontes foram selecionados.

Escola Virtual de Governo – Um dos cursos oferecidos pela Escola é o de Noções Básicas do Trabalho Remoto, com carga horária de 10h. O curso tem o objetivo de apresentar diversas estratégias e dicas que facilitam o seu dia a dia, a organização do trabalho individual e do trabalho em equipe.

A EVG também oferta o curso de Gestão estratégica de pessoas e planos de carreira. A proposta do curso, com carga horária de 20h, é capacitar as pessoas para reconhecerem a gestão por competências como ferramenta necessária à concretização dos objetivos estratégicos das organizações.

Outras opcões são: Introdução ao sistema SIGEPE - AFD, com 10h de carga horária, que visa apresentar conceitos e diretrizes relativas ao Assentamento Funcional Digital e ao fluxo operacional de manutenção do Sistema, possibilitando ao servidor aprender noções básicas de gestão de documentação: conceitos, normativos legais, tratamento documental, entre outros; e Provas no processo administrativo disciplinar - CGU, com carga horária de 20h, que pretende instrumentar para a utilização adequada das diversas espécies de provas na fase instrutória do processo disciplinar.

Saberes Senado – Este ambiente virtual está ofertando o curso Desenvolvimento de equipes. O curso possui 10h de carga horária e tem como objetivo refletir, com base na administração do tempo e da comunicação eficaz, sobre o desenvolvimento de uma equipe produtiva.

Outra capacitação disponível é Direito Administrativo para gerentes no setor público. Durante o curso, serão apresentados conceitos, características e aspectos jurídicos de um Contrato Administrativo, com o objetivo de instruir o aluno a reconhecer a importância da gestão pública e seus principais elementos. O curso possui carga horária de 35h.

Fundação Getúlio Vargas – Em Gestão e Liderança: Conceitos Básicos da Função Gerencial, a Fundação visa apresentar ao aluno a evolução da gestão estratégica de recursos humanos ao longo do tempo assim como as mudanças no ambiente de negócios. O curso propõe uma reflexão sobre o papel da gestão de recursos humanos na formação de ativos estratégicos para a empresa.

A FGV disponibiliza ainda os curso de Motivação nas organizações, que analisa e discute desafios recorrentes no mundo corporativo e teorias sobre motivação, frustração e mecanismos de defesa, e Introdução à Negociação, que apresenta uma visão geral sobre formas de negociar e os elementos intrínsecos e contextuais das diversas situações de negociação enfrentadas no dia a dia.

Texto e arte: Assessoria Progep