Página inicial > Noticias em Destaque > Exposição fotográfica destaca as servidoras da Universidade

Exposição fotográfica destaca as servidoras da Universidade

Até o dia 6 de abril, o hall da Reitoria da Universidade, no Campus do Guamá, vai abrigar a Exposição Fotográfica "Impressões Mulheres da UFPA". Realizada com o objetivo de homenagear as servidoras e as prestadoras de serviço da Instituição, a exposição começou durante a semana do Dia Internacional da Mulher, no Restaurante Universitário, e, de lá, seguiu para os campi da UFPA durante o mês de março, finalizando a trajetória no prédio da Reitoria.

Ao longo de pouco mais de duas semanas, cerca de 45 setores (entre eles, institutos, núcleos, administração superior, órgãos, escolas, hospitais, associação dos aposentados, assessorias, restaurante) fizeram parte da homenagem, incluindo seis campi do interior. Os fotógrafos Alexandre Moraes, Adolfo Lemos e outros colaboradores foram os responsáveis pelas 60 imagens escolhidas, número alusivo aos 60 anos da UFPA.

IntegraçãoSegundo Marilya Silva, uma das organizadoras da exposição, a intenção foi valorizar as mulheres que fazem a Universidade, atentando para a representatividade ao fotografar diversas servidoras em diferentes institutos.

Uma delas foi a secretária executiva do Campus de Tucuruí, Pollyanna Veiga. Ela foi aluna da UFPA no antigo Campus de Marabá e mobilizou muitas de suas colegas para serem fotografadas. Pollyana considera importante a participação dos campi do interior na homenagem e afirma que é necessário mostrar que existem mulheres no Campus de Tucuruí que são engenheiras e atuam na produção tecnológica local.

"Acho que é uma questão de representatividade mostrar que essas mulheres existem e estão na Universidade participando dessa história. Também acho que a exposição serve para o bem-estar da Instituição, porque ela integra as servidoras e podemos reconhecer pelo menos algumas que fazem parte da Universidade e não temos a oportunidade de conviver", comenta Pollyanna.

Para o fotógrafo Alexandre Moraes, que já faz parte da UFPA há 23 anos, a integração também foi um ponto positivo em sua participação na homenagem. "Eu tive a oportunidade de entrar em contato com muitos servidores, conhecer setores e institutos que nunca havia visitado. Foi muito proveitoso nesse sentido."

Representação– Quem passar pelo prédio da Reitoria terá a chance de conferir de perto o trabalho. Willame Hage, que é engenheiro de produção e trabalha em Outeiro, ouviu falar da exposição e gostou da ideia. Ele conta que algumas fotografias chamaram sua atenção, como as que mostram a natureza do entorno da UFPA, e achou interessante a diferença de faixa etária entre as servidoras, "algumas com mais de 50 anos e outras tão jovens que nem parecem servidoras", conta.

Ele também ressalta a importância de se fotografar a mulher em seu ambiente de trabalho. "Vivemos em um mundo machista, que pouco valoriza as mulheres, especialmente as trabalhadoras. Esse tipo de ação é importante para mostrar que elas têm um papel importante no mercado", afirma o engenheiro.

A exposição pode ser visitada nos turnos da manhã, da tarde e da noite, bastando que os visitantes registrem sua presença no livro de assinaturas disponível no local, ou pode ser acessada por link na internet.

Exposição Fotográfica "Impressões Mulheres da UFPA"
Período: 30 de março a 6 de abril
Local: Hall do prédio da Reitoria. Campus UFPA – Guamá.
Clique aqui para conferir as fotos

Texto: Ana Paula Castro – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes