Página inicial > Noticias em Destaque > Avaliação de Desempenho do Servidor inicia-se nesta quarta-feira e vai até 5 de outubro

Inicia-se, nesta quarta (5), o período para a realização da Avaliação de Desempenho (AD) 2018. O sistema ficará disponível até o dia 5 de outubro no site da Progep. Todos os servidores técnico-administrativos em Educação admitidos até 31 de dezembro de 2015 e docentes ocupantes de função gerencial devem participar da avaliação.

A avaliação objetiva verificar o desempenho do servidor, bem como seu potencial de desenvolvimento, por meio do acompanhamento do trabalho realizado por ele no período de 1º de julho de 2017 a 30 de junho de 2018. Ela é composta por três etapas: autoavaliação, avaliação da chefia imediata e homologação pelo dirigente máximo da unidade de lotação do servidor. A avaliação é simples e prática, basta o servidor efetuar seu login no sistema, seguir as instruções iniciais e atribuir uma nota para cada uma das competências avaliadas.

Os servidores que, no decorrer do período avaliado, estiveram afastados por mais de seis meses para realizar curso de pós-graduação, cedidos ou em lotação provisória em outro órgão devem realizar a avaliação utilizando formulário específico, acessível no site da Progep. O servidor deve atentar para a especificidade de seu caso, garantindo, assim, que o processo não seja prejudicado.

O pró-reitor de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal, Raimundo Almeida, ressalta a importância dos servidores se comprometerem em participar da Avaliação de Desempenho. “A avaliação é composta por três etapas. Caso alguma delas fique pendente, o processo não é concluído, prejudicando, assim, a aferição dos dados e o desenvolvimento do servidor, bem como o alcance dos objetivos institucionais”, declara Raimundo Almeida.

O coordenador de Acompanhamento e Desempenho de Carreira, Waldemar Henrique Viana, explica que a Avaliação de Desempenho é um importante instrumento de gestão que colabora com o desenvolvimento contínuo dos servidores e, por conseguinte, da Universidade. “Por meio da avaliação, é possível contribuir para o aumento na adequação da relação entre servidor e trabalho realizado, identificar a necessidade de aperfeiçoamento do profissional e diagnosticar possíveis situações-problema em seu relacionamento com a Instituição. É também a avaliação de desempenho que possibilita a progressão profissional por mérito do servidor técnico-administrativo. Já os gestores contam com a possibilidade de desenvolver o potencial de suas equipes, propondo soluções para as lacunas e déficits aferidos, por meio de ações de capacitação, treinamento e qualificação que possam impactar positivamente sobre isso”, explica.

Acerca da relevância desse processo, a diretora de Desempenho e Desenvolvimento, Cristina Yoshino, esclarece que a avaliação é uma determinação do Decreto Nº 5.825/2006 e visa ao atendimento dos objetivos institucionais, considerando sempre o padrão de qualidade de atendimento ao usuário. “Os itens avaliados levam em consideração as habilidades e atitudes que o servidor deve possuir para desenvolver seu trabalho com o padrão e a qualidade necessários, assegurando uma boa prestação de serviço à sociedade. Os pontos de melhoria no desempenho do servidor devem ser identificados na avaliação para que sejam corrigidos e aprimorados, por meio de cursos, oficinas, entre outras ações”, assegura a diretora.

Serviços:

Avaliação de Desempenho 2018
Período: 5 de setembro até 5 de outubro
Acesse aqui o Sistema de Desempenho
Mais Informações: Acesse a página no site da Progep.

Texto e arte: Divulgação / Progep