Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mapeamento de Competências
Início do conteúdo da página

Mapeamento de Competências

MAPEC

O Mapeamento de Competências é um trabalho iniciado na Universidade, em 2011, por iniciativa da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal- PROGEP em parceria com o Laboratório de Gestão do Comportamento Organizacional- GESTCOM /UFPA, no intuito de implantar na UFPA a gestão por competências, recomendada pelo Governo Federal por meio do Decreto nº 5.707/2006, que institui a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal (PNDP) no serviço público.

O MAPEC corresponde ao esforço da Universidade em adotar práticas de gestão que priorizem a valorização e o desenvolvimento dos servidores, visando ao alcance dos objetivos da Instituição. O levantamento resultante deste trabalho subsidia a tomada de decisão e estimula a Gestão por Competência, recomendado pelo Governo Federal e referenciados pelo Acordãos nº 3023/2013 e nº 98/2015 e Fiscalização nº 233/2016 do Tribunal de Contas da União (TCU). (disponíveis no link)

Desde sua implantação já foram realizados três Ciclos de Mapeamento, o primeiro em 2011, o segundo em 2014 e o terceiro foi iniciado em 2015 e encerrado em 2017. Durante esse tempo o processo tem se aprimorado. Os resumos dos ciclos podem ser conferidos ao fim desta página

Benefícios-Entre os principais benefícios do mapeamento ressalta-se: a melhoria dos processos de seleção e desenvolvimento permanente dos servidores; a adequação das competências requeridas dos servidores aos objetivos da instituição; a orientação da gestão na tomada de decisões para a promoção do melhor desempenho e valorização dos servidores; o alcance da missão, visão e objetivos institucionais da UFPA, a preparação para o processo sucessório, bem como a otimização da eficiência, eficácia e qualidade dos serviços públicos prestados aos cidadãos.

Os diagnósticos do Mapeamento de Competências e o resultado da Avaliação de Desempenho, que contempla dez competências denominadas de transversais para UFPA, são utilizados como subsídio para a elaboração do Plano de Ações de Capacitação (PAC).

Com a intenção de socializar o relatório, bem como orientar as Unidades a respeito foram realizadas pela PROGEP/DDD/CAPACIT, no período de 23 a 27/04/2018 duas oficinas: 1 - Oficina Planejamento de Execução de Atividades de Capacitação nas Unidades da UFPA e 2 – Oficina de Aplicação dos Resultados do 3º Ciclo do Mapeamento de competências da UFPA, cujo o público-alvo foram os gestores estratégicos e táticos da Organização.

Ciclos anteriores em resumo:


Relatório gerencial do 3º ciclo:


Material de Apoio

Link para o Sistema Gestcom
https://gestcom.ufpa.br/

Fim do conteúdo da página