Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Destaque Capacit
Início do conteúdo da página

Progep finaliza Plano de Ações de Capacitação com resultados positivos

O Plano de Ações de Capacitação 2018 (PAC), ferramenta importante para o desenvolvimento dos servidores da UFPA, formulado pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep), por meio da Coordenadoria de Capacitação e Desenvolvimento (Capacot), foi finalizado em dezembro, com resultados positivos.

Os apontamentos parciais acerca do PAC mostram que no ano de 2018 foram realizados 63 eventos entre cursos, palestras e oficinas. A meta inicial do ano para servidores capacitados era de 1.315, mas de acordo com o relatório, o número de capacitações ultrapassou a meta, chegando a 107% de aproveitamento, com 1.416 servidores capacitados.

De acordo com as diretrizes da Administração Pública Federal, o PAC deve ser fundamentado na lógica de gestão de competências e ter como propósito o aperfeiçoamento, a capacitação e a qualificação dos servidores da Instituição, seguindo o que prevê o Decreto n° 5.707/2006, de fevereiro de 2006. Sendo a UFPA uma Instituição Pública Federal, torna-se obrigatório a ela a utilização dos instrumentos previstos pela Política Nacional de Desenvolvimento Pessoal (PNDP), que são eles: o plano anual de capacitação, o relatório anual de capacitação e sistema de gestão por competências.

Cursos de 2018 - Os cursos ofertados na modalidade EAD no ano de 2018 foram outro aperfeiçoamento da Coordenadoria de Capacitação e Desenvolvimento (Capacit/Progep). O formato de ensino a distância possibilita um maior acesso ao conhecimento para todos os servidores, em especial, os dos campi da UFPA no interior. Foram um total de 116 servidores inscritos no curso de Técnicas de Negociação e Resolução de Conflitos e 165 no curso de Formação Inicial na Carreira Pública, ambos ministrados por meio da Plataforma Moodle.

Além dos cursos, o PAC prevê, anualmente, a oferta do Ciclo de Palestras, com temáticas voltadas para o desenvolvimento de competências transversais fundamentais para todos os cargos da universidade. Além do aprimoramento do servidor, este ainda conta com o benefício de somatória de carga horária para a progressão por capacitação, conforme determina a Lei nº 11.091/2005. Em 2018, o ciclo foi composto por oito palestras, totalizando uma carga horária máxima de 32h. Para solicitar a certificação confira os requisitos e o passo a passo no site do CAPACIT.

Programação para 2019 - Segundo o Coordenador de Capacitação e Desenvolvimento, Ícaro Pastana, é importante que a UFPA invista para atender às competências-chave da UFPA. "Em 2018, tivemos resultados qualitativos expressivos com o incremento dos eventos EAD, nos fortalecendo progressivamente nas tendências de ensino corporativo atuais. Para 2019, seguiremos com os investimentos no uso de ambientes virtuais de aprendizagem, especialmente para atender os servidores dos campi, que normalmente têm dificuldade de deslocamento até Belém. Do mesmo modo, inauguraremos um novo formato, o de Trilhas de Aprendizagem, seguindo a ideia de diversificação dos formatos instrucionais", afirmou.

O planejamento dos eventos de capacitação para 2019 já se iniciou. Os servidores devem ficar atentos às divulgações nos principais canais de comunicação para não perder os prazos de inscrição. Mais informações pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou pelos números (91) 3201-8092/8093.


Texto: Ingrid Souza - Assessoria de Comunicação Capacit.


Arte: Divulgação/Capacit

Fim do conteúdo da página