Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Assistência Psicossocial
Início do conteúdo da página

Assistência Psicossocial

Assistência Psicossocial

Em consonância com a Política de Atenção à Saúde e Segurança no Trabalho do Servidor Público Federal (Decreto 6.833/2009) e a Portaria 1261/2010 que institui princípios, diretrizes em ações de saúde mental no trabalho, a Pró-reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal-PROGEP, por meio da Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida e da Coordenadoria de Assistência Psicossocial-CAPS, desenvolvem ações preventivas, educativas e de apoio aos quadros de sofrimento emocional dos servidores e de seus familiares, resultantes de problemas sociais e/ou psicológicos no contexto interno e externo da Instituição. O objetivo deste trabalho é contribuir com à promoção da saúde do servidor, favorecendo a obtenção de mais qualidade de vida, valorização, bem-estar e satisfação, que, por conseguinte, resultam em ganhos em produtividade e desenvolvimento para a Universidade.

Os atendimentos são realizados a partir de demandas espontâneas dos servidores ou encaminhada pelo gestor.

Principais Ações:

  • Abordagem psicossocial: acolher e orientar o servidor e a família mediante situações de conflito e/ou sofrimento psíquico.

  • Ações de promoção nas unidades: orientações psicossociais, divulgação dos serviços e aplicação de instrumentais para levantar dados sobre qualidade de vida dos servidores.

  • Encaminhamentos técnicos ao PAPS-Programa de Atendimento Psicossocial: proporcionar aos servidores e familiares a percepção de novas formas de enfrentamento de condições adversas, visando a sua saúde no âmbito biopsicossocial.

  • Visitas domiciliares e hospitalares ao servidor em processo de adoecimento: proporcionar apoio psicossocial aos servidores que estejam impossibilitados de serem atendidos na CAPS.

  • Subsidiar junta médica/pericial em nível biopsicossocial e terapêutico, por meio de parecer técnico.

  • Realizar estudos e intervenções juntamente com as diretorias da PROGEP e outras Unidades, contribuindo com a análise biopsicossocial das questões de saúde que estejam comprometendo as atividades laborais do servidor, assim como acompanhamento de intervenção nos processos de remoção para "adaptação" no ambiente de trabalho.

  • Circuito da Saúde Psicossocial: promove ações interventivas nos ambientes de trabalho que possibilitem melhoria no aspecto biopsicossocial do servidor. Dentre os temas discutidos tem-se: Política de Saúde, Satisfação no Trabalho, Ética nas relações interpessoais.

  • Cuidando do cuidador: contribuir para a saúde e qualidade de vida no trabalho de profissionais da área da saúde e gestão. Dentre os temas discutidos tem-se: Comunicação no trabalho, Cuidado emocional, Gestor legal.

  • Visitas técnicas aos Campi do Interior para elaboração de diagnóstico e intervenções psicossociais.

  • Orientações sobre gestão financeira pessoal e familiar.

PAPS-Programa de Assistência Psicossocial ao Servidor

É uma iniciativa da UFPA em parceria com o Hospital das Clínicas Gaspar Vianna que oportuniza atendimento médico e psicológico aos servidores que estejam passando por situações vivenciadas no trabalho, na família ou no seu convívio social. O encaminhamento para o programa é realizado pela Coordenadoria de Assistência Psicossocial, após a identificação da necessidade.



Mais informações:
Coordenadoria de Assistência Psicossocial-CAPS, localizada na Unidade SIASS (no térreo do Espaço Recreativo Vadião) (91) 3201-7208 / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Fim do conteúdo da página